20 Benefícios do Óleo de Coco

Vejas os 20 Benefícios do Óleo de Coco Para Sua Saúde.

Você já deve ter ouvido alguém falar rapidamente da importância do uso do óleo de coco, mas não tem ideia dos benefícios naturais do óleo de coco que trazem a saúde. Aliás, todos os componentes deste fruto traz inúmeros proveitos à saúde e para a qualidade de vida. Mas, neste artigo vou listar alguns dos vários benefícios que o óleo traz a saúde.

Rico em nutrientes o óleo de coco é considerado um “superalimento”, onde cerca de 62% dos óleos em coco são constituído por três ácidos graxos saudáveis, e 91% da gordura no óleo é uma gordura saturada saudável.

Além de contribuir na perda de gordura o óleo de coco é um excelente alimento na melhoria do funcionamento do cérebro, com efeitos terapêuticos sobre os distúrbios cerebrais como a doença de Alzheimer e epilepsia. Além disso, o óleo de coco é bom para o cabelo.

Extraído da fruta coco, existem dois tipos de óleo de coco, o refinado e o extravirgem. O refinado é extraído a partir do coco seco, enquanto o extravirgem é feito com o fruto fresco, e para você extrair o óleo do coco fresco é necessário que seja até 48 horas após a colheita.

Você pode acrescentar o óleo de coco em sua refeições como saladas, sucos e pratos quentes. É recomendável consumir apenas uma colher de sopa de óleo de coco diariamente, sendo o suficiente a ingestão diária de gorduras saturadas.

Veja também: Como Fazer Barra De Cereal

1 – Contribui para o Metabolismo

O óleo de coco contém ácidos graxos, onde rapidamente é absorvido aumentando a quantidade de calorias que você queima, além de aumentar significativamente a taxa metabólica, pelo menos temporariamente.

Segundo estudos, em média de 15 á 30 gramas do óleo de coco são capazes de aumentar cerca de 120 calorias gastas durante um período 24 horas.

2 – Indicado como Óleo de Cozinha

Por ser rico em gordura saturada, sendo 87% de sua composição o óleo de coco é o alimento ideal para ser usado na comida. E quando aquecido em temperaturas elevadas o óleo de coco conserva sua estrutura.

Enquanto o óleo vegetal, além de não conservarem a estrutura original quando aquecidos são convertidos em compostos tóxicos se tornando nocivos a saúde.

3 – Ação Dermatológica

Além de ser um hidratante natural de pele, o óleo de coco é um excelente instrumento natural para vários casos de irritação de pele, como a dermatite e outras doenças.

De acordo com um estudo divulgado, crianças com eczema (doença de pele), fizeram tratamento com o óleo de coco onde 47% destas apresentaram melhoria nos problemas de pele.

4 – Contribui para a Saúde Bucal

Você já imaginou algum produto natural que substitui os antisséptico bucal industrializados? O óleo de coco, é um desses alimentos naturais que têm essa ação incrível.

Segundo estudos, o óleo de coco possui uma ação poderosa no combate às bactérias presentes na boca, como a Streptococcus mutans que causa as doenças gengivais, placa dentárias e até as cáries.

E por eliminar essas bactérias nocivas a saúde bucal, é indicado o bochecho com o óleo de coco, onde reduz significativamente a inflamação e a gengivite também.

5 – Contribui com a Função Cerebral

Segundo várias pesquisas, o óleo de coco traz também benefícios aos distúrbios cerebrais como a epilepsia e doença de Alzheimer.

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM), são gorduras benéficas encontradas no óleo de coco, capazes de se tornarem uma fonte de energia de gordura para o seu cérebro e menos propensa a ser estocada como gordura.

6 – Eficiente para a Hidratação da Pele

Por ser um óleo natural e rico em gordura saturada, o óleo de coco é um excelente hidratante natural para o corpo, ótimo para as pernas, braços e cotovelos, é também recomendável para a reparação do calcanhares rachados, basta fazer  a aplicação antes de dormir e calçar meias para ajudar na hidratação.

Não é indicado o uso do óleo de coco como hidratação corporal para pessoas com pele oleosa, pois irá contribuir com o aumento da oleosidade.

Confira: De adeus a sua TPM, perca peso de um e fim a queda de cabelo

Acabar com a TPM

7 – Combate Infecções

O óleo de coco possui propriedades antibacterianas que são consideradas excelentes no combate a infecções.

Segundo estudos, o óleo de coco ajuda a parar o crescimento da bactéria intestinal Clostridium Difficile, causadora de diarreia grave e suas propriedades possui a ótima ação de combater várias outras bactérias e leveduras.

8 – Contribui com o Colesterol Bom

Além do vários benefícios que o óleo de coco traz a saúde de forma em geral, ele também é eficaz no aumento do nível do colesterol HDL, conhecido por ser o “colesterol bom”, saudável ao corpo.

De acordo com estudos feitos com mulheres que desenvolveram a obesidade abdominal, houve um aumento no colesterol bom daquelas que consumiram o óleo de coco.

No entanto, para aquelas mulheres que consumiram o óleo de soja convencional, apresentaram uma diminuição do colesterol bom no organismo.

9 – Reduz a Gordura da Barriga

Sabe aquela gordurinha da barriga que incomoda? O óleo de coco possui ação para eliminá- la.

Essa gordura também conhecida como gordura visceral, é ligada a doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas trazendo risco à saúde.

Segundo um estudo, uma dieta feita com a adição de 2 colheres do óleo de coco fizeram homens obesos eliminarem 2,54 cm de cintura.

Em uma outro estudo, feito com mulheres em dietas de restrição calórica analisou que aquelas que adicionaram as 2 colheres do óleo de coco também alcançaram a diminuição do tamanho da cintura, enquanto as mulheres que fizeram o mesmo teste, porém adicionaram o óleo de soja apresentaram um ligeiro aumento no tamanho da circunferência da cintura.

Leia também: 3 Dicas Para Perder Peso Rápido e Com Saúde

10 – Contribui Para o Cabelo

Segundo uma pesquisa que comparou os efeitos do óleo de coco, óleo mineral e óleo de girassol para o cabelo, constatou que o óleo de coco tem a função ajudar na redução da perda de proteína do fio, e para atingir esse resultado é necessário a aplicação antes e após a lavagem.

Esse estudo foi feito com cabelos danificados e saudáveis, para comprovar a eficácia na atuação. Esse resultado é satisfatório no efeito do uso do óleo do coco nos fios, pois o ácido gordo encontrado no óleo de coco é a única gordura que consegue penetrar a haste do cabelo.

11 –  Cicatrização rápida

De acordo com um estudo feito com ratos, foi utilizado o óleo de coco para o tratamento de cicatrização de feridas, os resultados mostraram uma redução dos marcadores inflamatórios e um aumento da produção de colágeno, ou seja, as feridas foram curadas mais rápido.

Se você quiser fazer esse teste, é só aplicar diariamente um pouco do óleo de coco na ferida, corte ou arranhões e cubra com uma bandagem, a cicatrização será mais rápida.

12 – Ameniza a Sensação de Fome

Segundo especialistas, o óleo de coco possui triglicerídeos de cadeia média que possui a ação de reduzir a sensação de fome, ou seja, vai levar a uma redução espontânea e natural da ingestão de calorias.

13 – Auxilia no combate a Candidíase

Por conter propriedades antifúngicas o óleo de coco é um excelente remédio natural para auxiliar no tratamento contra a candidíase, podendo fazer o uso interno e externo.

O óleo de coco possui o ácido cáprico, ácido caprílico e ácido láurico, sendo todos ácidos graxos saturados de cadeia média onde a atuação desses agentes trabalham na eliminação da infecção.

Além de combater a candidíase, o óleo de coco é excelente agente natural no combate de fungos, onde possui a ação de reduzir e controlar a irritação do local contribuindo com a eliminação gradual dos micróbios.

Quando usado topicamente, o óleo de coco tem a ação de acalmar a pele e também contribui com a retenção da umidade colaborando com o tratamento no caso da candidíase, na qual a mucosa tende a ressecar.

14 – Traz Benefícios ao Ossos

Segundo uma pesquisa feita com animais, os antioxidantes presentes no óleo de coco virgem podem proteger a saúde dos ossos, pois possui a ação de neutralizar os radicais livres, que prejudicam as células ósseas.

As calorias presente no óleo de coco são benéficas para o volume ósseo e a estrutura do osso.

15 – Combate a Inflamação

De acordo com estudos realizados em animais, os resultados mostraram que a ingestão do óleo de coco traz efeitos anti-inflamatório para o organismo.

O consumo diário desse óleo tem a ação de reduzir os marcadores de estresse oxidativo e a inflamação.

16 – Atua Como Desodorante Natural

Quando falamos sobre o suor das axilas, já lembramos da possibilidade do mau cheiro por ser uma região quente e úmida, mas na realidade, o suor não possui cheiro, no entanto as bactérias presentes na pele que podem levar a produção de mau odores.

Pelo fato do óleo de coco conter propriedades bacterianas, é considerado um excelente desodorante natural, pois além desse benefício, ele não contém produtos químicos.

17 – Excelente Removedor de Maquiagem

Para você que não saí de casa sem maquiagem e depois faz a remoção com produtos industrializados, e percebe que sua pele fica ressecada, o óleo de coco é uma excelente opção. Além de limpar e hidratar a pele, é também eficaz na remoção de maquiagem.

É fácil de usar, aplique o óleo em um pequeno pedaço de algodão e limpe suavemente até retirar todos os vestígios da maquiagem.

18 – Ajuda a Tirar Manchas

Além de fazer muito bem para a saúde, o óleo de coco também possui a ação de remover manchas de tapetes e móveis.

Faça a combinação do óleo de coco com o bicarbonato de sódio, misture até formar uma pasta. Em seguida aplique sobre a mancha e aguarde 5 minutos e limpe.

19 – Muitos Benefícios para o Fígado

Se você sofre com problemas no fígado, o óleo de coco pode te ajudar. Por conter gordura saturada traz o efeito de proteção do fígado de danos causados por toxinas ou álcool.

Segundo uma pesquisa do benefício do óleo de coco para o fígado, concluíram o aumento da atividade das enzimas hepáticas benéficas e a diminuição nos marcadores inflamatórios do fígado.

20 – Evita na Prisão de Ventre

O óleo de coco é muito bom para evitar a prisão de ventre, normalmente os alimentos gordurosos trazem esse benefício e auxiliam na digestão, pois se misturam com a massa alimentar e as fezes, contribuindo com o sistema digestivo.

Além de ser um remédio natural por ser um óleo, as suas propriedades bacterianas e o ácido láurico são capazes de eliminar as bactérias ruins do intestino contribuindo com a flora intestinal.

Aprenda Fazer o mais suculento HAMBÚRGUER ARTESANAL

Comentários

Tags: | | | | | | |