Passar Muito Tempo Sentado Pode Trazer Vários Riscos à Saúde

Porque Passar Muito Tempo Sentado Pode Trazer Vários Riscos à Saúde?

Você é uma daquelas pessoas que trabalha sentado ou passa a maior parte do seu dia sentado? Se você respondeu sim, então preste atenção neste conteúdo de hoje que preparamos especialmente para você.

Já percebeu o quanto ficamos sentados? Em casa, no carro, no trabalho, na salinha de espera e ao logo do nosso dia. Sabe o quanto isso pode diminuir nossa expectativa de vida, nossa qualidade de viver melhor?

Foi realizado uma pesquisa na Austrália pela Universidade de Queensland com aproximadamente 12 mil pessoas e constataram que a cada 1 hora que as pessoas passam sentadas, reduz cerca de 21 minutos sua expectativa de vida, isso mesmo, 21 minutos a menos de vida!

Também foi identificado na pesquisa que pessoas adultas que passam cerca de 6 horas por dia na frente da TV viverá quase 5 anos a menos comparado aquelas pessoas que não passou este mesmo tempo sentado. Os pesquisadores relatam que uma das possíveis explicações é a ausência prolongada de contrações dos nossos músculos das pernas.

Estando muito tempo sentado, o corpo entra em repouso e assim a taxa metabólica cai. Quando ficamos de pé evitamos esta queda, isso porque o músculo permanece rígido e firme consumindo mais energia.

Um outro estudo realizado relacionado ao sedentarismo no ambiente de trabalho mostrou que pessoas que passam muito tempo sentadas podem estar até 40% mais suscetíveis a morrer por qualquer causa de doenças, em comparação com aquelas que não ficam sentadas por períodos tão longos. A pesquisa foi realizada com 200 mil pessoas com mais de 45 anos no período de três anos.

APRENDA FAZER PIZZAS DELICIOSAS

Ficar muito tempo sentado sem se movimentar, favorece o desenvolvimento de diversas doenças tais como:

  •         Doenças cardíacas;
  •         Obesidade;
  •         Diabete;
  •         Câncer;
  •         Osteoporose;
  •         E muitas outras.

Permanecer sentado por várias horas sem parar um tempinho para exercer alguma atividade física é muito prejudicial à saúde pois corpo humano é uma “máquina” cuja natureza é se movimentar, mas se movimentar bastante. Se você se movimenta pouco, o corpo responde entrando em uma espécie de degradação funcional.

Nessas circunstâncias, gradualmente ocorre atrofia das fibras musculares, perda de flexibilidade das articulações e diminuição da densidade óssea, por exemplo, fatores que favorecem o aparecimento de osteoporose, dores na coluna, lesões em tendões e por aí vai.

Os cientistas revelam também que passar entre 8 e 12 horas por dia sentado é o suficiente para aumentar os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em 90%.

Outro ponto negativo de estar sentado por muito tempo é o favorecimento de ganho de peso, chegando a casos de obesidades graves. Já na alimentação, quando o nosso organismo consegue aproveitar tudo o que comemos, nosso peso permanece estável. Se houver excesso no consumo de alimentos ou falta de atividade para consumir energia que temos disposto, o risco de ganho de peso aumenta consideravelmente.

Segundo Paulo Rosenbaum (endocrinologista) diz, “Quando o indivíduo não se movimenta muito e passa muito tempo do seu dia sentado, o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é mais baixa. Dessa forma, passar muito tempo sentado reduz nosso gasto energético, comportamento que pode favorecer o ganho de peso e, em casos graves, a obesidade”.

APRENDA FAZER HAMBÚRGUER ARTESANAL

Outra consequência é o comprometimento da coluna vertebral. Dentre todas as posições que ficamos ao longo dia, a postura sentada causa muita sobrecarga na coluna, em especial ao disco intervertebral, podendo levar ao seu desgaste.

Quando estamos sentados, há uma compressão de todos os vasos sanguíneos. O sangue não circula direito, há dificuldade de oxigenação do corpo, de transporte de nutrientes e de hormônios.

Risco de obesidade por ficar muito tempo sentado
Risco de obesidade por ficar muito tempo sentado

6 problemas de saúde causados por passar longos período sentado

Como visto anteriormente, permanecer muito tempo sentado sem levantar para movimentar nossos músculos, pode causar muitos agraves na vida. Confira 6 problemas de saúde que podemos ter ao passar muito tempo sentado:

1 – Doenças crônicas;

2 – Redução na expectativa de vida;

3 – Doenças nos rins;

4 – Saúde mental frágil;

5 – Obesidade e síndrome metabólica;

6 – Morte por câncer colateral.

Levante-se e mova-se

Agora que você descobriu os perigos de permanecer muito tempo sentado, levante-se e mova-se alguns minutinhos ao longo do dia. Sabe aquela dica que diz que você deve se levantar pelo menos uma vez a cada hora de trabalho? Então, essa orientação é importante mesmo.

O ideal segundo alguns médicos, é que esse intervalo seja feito a cada 40 minutos de trabalho. Mas levante-se e dê uma andada. Vá ao banheiro, caminhe até a máquina de café, vá até a mesa do colega, ficar em pé ao usar o telefone e assim por diante vai te ajudar a ter uma vida melhor.

APRENDA: MAQUIAGEM NA WEB PROFISSIONAL

No dia a dia também há alguns hábitos que você pode incorporar: usar escadas convencionais em vez de escadas rolantes, descer do elevador dois ou três andares antes do seu e seguir a pé, resistir à ideia de pegar o carro para percorrer trajetos curtos, fazer uma pausa ao assistir filmes em casa, se levantar a cada duas ou três horas em longas viagens de ônibus ou avião, etc.

O mais importante é se mover! Não permaneça sentado por muito tempo, sempre levante-se e de uma caminhada. Faça academia, corra, faça natação, tudo isso colabora para fortalecer ainda mais nosso corpo.

Leia Também: Como Motivar Para Treinar Todos os Dias? [6 Dicas]

 

Comentários

Tags: | | | | | | |